El siguiente artículo te ayudará: Descoberto que sinais de Bluetooth do smartphone podem permitir seguir o utilizar
Uma equipa de engenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego demonstrou pela primeira vez que os sinais Bluetooth publicados constantemente pelos nossos telefones móveis têm uma impressão digital única que puede ser usado para monitorizar y rastrear os movimentos dos indivíduos.
Por varias veces se levantó una hipótesis de utilización de dos balizas Bluetooth para fines menos “ortodoxos”. Contudo, só agora foi possível aos investigadores, pela primeira vez, demonstrarem que é viável seguir indivíduos.
O seu smartphone pode “denunciar” por onde andou o utilizador
Os dispositivos móviles, incluidos teléfonos, relojes inteligentes y bandas de fitness, transmiten constantemente señales, conectados como balizas Bluetooth, a uma taxa de aproximadamente 500 balizas por minuto. Estos recursos activos como el servicio de monitoreo de dispositivos perdidos de Red Encontrar “Find My” de Apple; aplicações de seguimento COVID-19, e permite que os smartphones se liguem a outros devices, como auscultadores sem fio.
Em investigaciones anteriores já ha sido posible identificar que una impresión digital sem fio existe na red WiFi y noutras tecnologias sem fios. A perceção crítica da equipa da UC San Diego foi que this form of monitorização também pode ser feita com recurso ao Bluetooth, de maneira altamente preciso.
Esto es importante porque ningún mundo de hoy o Bluetooth representa uma ameaça mais significativo, pois é um sinal sem fio frecuence y constante publicado por todos os nossos dispositivos móveis pessoais.
explícito Nishant Bhaskarestudante de mestrado no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia da UC San Diego e um dos principais autores do artigo.
A equipa, que inclui investigadores dos Departamentos de Ciência da Computação e Engenharia e Engenharia Elétrica e de Computação, apresentou as suas descobertas na conferência Seguridad y privacidad IEEE en Oakland, California, a 24 de mayo de 2022.
Imperfecciones que proporcionan una identificación única de Bluetooth
Todos los dispositivos sem fio têm pequenas imperfeições de fabrico no hardware que são exclusivas de cada dispositivo. Estas impresiones digitales se encuentran en un subproduto accidental del proceso de producción. Estas imperfecciones sin hardware Bluetooth resultan en distorsiones únicas, que pueden ser usadas como una impresión digital para rastrear un dispositivo específico.
Para o Bluetooth, isso permitiria que um invasor contornasse técnicas anti-monitoriazação, como alterar frecuentemente o endereço que um dispositivo móvel usa para se ligar a redes da Internet.
O rastreio de dispositivos individuales a través de Bluetooth no es simple. Como técnicas anteriores de impresión digital criadas para WiFi contam com o facto de que os sinais WiFi incluye uma longa sequência conhecida, chamada de preâmbulo. Mas os preambulos para sinais de beacon Bluetooth são extremadamente curtos.
Em vez disso, os investigadores projetaram um novo método que não depende do preâmbulo, mas analisa todo o sinal Bluetooth. Eles desenvolveram um algoritmo que estima dois valores diferentes encontrados em sinais Bluetooth. Estos valores varían de acuerdo con fallas sin hardware Bluetooth, dando a los investigadores una impresión digital exclusiva del dispositivo.
Experiencias en el mundo real
Os pesquisadores avaliaram o seu método de monitorização, ou rastreio, através de várias experiências reales. Na primeira experiência o grupo descobriu que 40% de 162 dispositivos móveis vistos en áreas públicas, como cafés, eram identificáveis de forma única.
Em seguido, ampliaram a experiência e observaram 647 dispositivos móveis numa via public durante dois dias. A equipa descobriu que 47% desses dispositivos tinham impressões digitais unicals. Finalmente, los investigadores demostraron un ataque de monitorização real a través de impresiones digitales y siguiendo un dispositivo móvil da propriedade de un voluntário do estudo enquanto eles entravam e saíam da su casa.
Bluetooth: ¿Será preocupante esta descoberta?
Embora esta descoberta possa orbitar o preocupante, os investigadores también descobriram vários desafios que um invaso se enfrentará na prática. Mudanças na temperatura ambiente, por ejemplo, puede alterar una impresión digital de Bluetooth. Certos dispositivos también enviam Sinais Bluetooth con diferentes grados de potenciae isso afeta a distância na qual estes devices podem ser rastreados.
Os especialistas también observan que o su método exige que um invasor tenha um alto grau de experiência, portanto, é improvável que seja uma ameaça generalizada para o público hoje.
Apesar dos desafíos, o grupo descubierto que o rastreio por Bluetooth é provavelmente viável para um gran número de dispositivos. Também não requer equipos sofisticados: o ataque pode ser realizado con equipos que custam menos de 200 euros.
Quando activa o desactiva o Wi-Fi o Bluetooth usando los respectivos botones en la central de control, o dispositivo desliga-se inmediatamente dos acessórios Wi-Fi y Bluetooth. Contudo, Wi-Fi y Bluetooth continuarán disponibles para que puedan utilizarse como funcionalidades AirDrop, AirPlay, Apple Pencil, Apple Watch, Funcionalidades do Continuidade, como Handoff e Instant Hotspot, Instant Hotspot, Servicios de localización y Desbloqueo para Apple Mirar.
Então, como o problema pode ser corrigido?
Fundamentalmente, oh hardware Bluetooth teria que ser redenhado e substituido. Mas os investigadores acreditan que outras soluções mais fáceis podem ser encontrados. Un equipo trabalha actualmente numa maneira de ocultar las impresiones digitales del Bluetooth a través del procesamiento de sinal digital sin firmware del dispositivo Bluetooth.
Os responsáveis por este estudo também estão a explorar se o método desenvolvido por eles pode ser aplicado a outros tipos de dispositivos. Além disso, notaram que Apenas desligar o Bluetooth no puede impedirlo necesariamente que todos los teléfonos emiten balizas Bluetooth. Por ejemplo, las balizas y los emisores de luz para desligar o Bluetooth en la central de control no electrónica inicial de algunos dispositivos Apple.
Até onde sabemos, una única cosa que definitivamente impide que las balizas Bluetooth se desligar o teléfono.
Disse Bhaskar.
Apesar de tudo o que foi revelado, os investigadores têm o cuidado de dizer que, embora possam rastrear dispositivos individuales, eles não podem obtener nenhuma información sobre os proprietários dos dispositivos.
O estudo foi revisto pelo Conselho de Revisão Interno do campus e pelo conselho do campus.